Parque Estadual do Turvo 

Parque Estadual do Turvo 

Os 17.491 hectares do Parque Estadual do Turvo propiciam uma fantástica experiência de contato com a natureza. Considerado o último reduto da onça pintada no Rio Grande do Sul, o Parque ainda abriga diversos outros animais, como pumas, antas, catetos, veados e dezenas de aves, como o pica-pau-rei. 

O trajeto pelo Parque leva até o Salto do Yucumã, em aproximadamente 14 km de estrada de chão, mas já durante o percurso é possível visualizar a Clareira das Antas, uma vegetação diferenciada que concentra lagoas e jabuticabais em sua volta, atraindo um grande número de antas e diversas outras espécies de animais. 

Também no Parque está à disposição dos visitantes a Mostra da Biodiversidade, em que é possível ter um contato mais próximo com a fauna local, especialmente mamíferos e aves. Neste ambiente há animais taxidermizados (empalhados) para que se possa conhecer mais de perto algumas peculiaridades de cada espécie. 

O Parque, que faz divisa com o Estado de Santa Catarina e a Província Argentina de Misiones, trata-se de uma reserva florestal, uma área de proteção integral da natureza.

Salto do Yucumã
As águas do Rio Uruguai são descarregadas no Salto do Yucumã, em uma fenda longitudinal de aproximadamente 1800 metros de extensão e quedas de 12 a 15 metros de altura. A beleza rara, que encanta aos olhos dos visitantes, é considerada a maior queda d’água longitudinal do mundo.

As águas brancas e ruidosas chegam ao canal que possui uma largura média de 30 metros e profundidade estimada entre 90 e 120 metros. 

A expressão “Yucumã” vem do tupi-guarani e significa “grande roncador” dada a imponência visual e sonora proporcionada pelas águas no espaço de preservação natural.

 

Endereço: Derrubadas-RS 

Visitação: As visitas devem ser agendadas previamente pelo site http://turismoderrubadas.com.br ou telefone.

Telefone: (55) 9 9918 3006.

 

VÍDEOS