São João do Oeste-SC

No extremo Oeste de Santa Catarina está localizado o município de São João do Oeste, um lugar que une a beleza brasileira com o charme europeu, já que a cidade mantém vivas as tradições oriundas de seus colonizadores, descendentes de alemães. 

Os visitantes de São João do Oeste encontram no município um povo simpático e acolhedor, residências e praças com belos jardins, e também as marcas da religiosidade, especialmente pela presença da igreja matriz, que é o maior templo de madeira de toda a América Latina.

O local também dispõe de muitas opções de contato com a natureza, com campos verdes e cachoeiras, além do poço termal, com águas a 52ºC.

Um grande atrativo turístico é a Termas São João, um parque para lazer, diversão e descanso, que conta com opções para toda a família. 

Grupos culturais de tradição alemã, cervejaria artesanal e festas organizadas com danças e culinária típicas também são atrativos da cidade, que recebe milhares de turistas anualmente.
 

Saiba mais sobre a história do município: 
O município de São João do Oeste foi colonizado por Volksverein, entidade do Rio Grande do Sul que adquiriu a área desenvolvendo lotes em colônias, chácaras e terrenos de perímetro urbano. 

O local atraiu agricultores de diversos municípios gaúchos e o marco da colonização ocorreu em 1932, com a celebração de uma missa, presidida pelo padre Teodoro Treis. 

A entrada dos primeiros desbravadores nas diferentes comunidades do interior ocorreu entre os anos 1926 e 1940. Os primeiros habitantes já iniciaram os trabalhos para a construção da capela e da escola, incentivados pelos padres católicos. 

O abastecimento dos primeiros moradores era advindo do Rio Uruguai e, embora a evolução do município tenha ocorrido de forma lenta em razão das dificuldades de comunicação e comércio, os agricultores da época desenvolveram pequenas passagens que davam acesso a outras localidades. Essas mesmas estradinhas, mais tarde, foram alargadas originando as atuais estradas.

O clima de São João do Oeste é temperado apresentando variações acentuadas de temperatura de 0º até acima de 40º. No município também há uma grande variação de precipitações pluviométricas: nos meses de inverno geralmente as chuvas são intensas e prolongadas e o verão muitas vezes é marcado por estiagens.

São João do Oeste fica a 129 km de Chapecó, a 64,2 km de Palmitos e a 668 km da capital catarinense Florianópolis. Turistas da região podem chegar ao município com automóveis particulares ou de ônibus. Já os visitantes de regiões mais distantes podem pousar no aeroporto mais próximo localizado na cidade de Chapecó (SC).

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover por meio de automóvel particular ou taxi.