Vicente Dutra-RS

Conhecida pelas suas belezas naturais e pelas diversas opções de lazer, a cidade de Vicente Dutra recebe famílias e grupos de amigos que buscam tranquilidade, diversão e saúde. 

Nesse município encontra-se água mineral de ótima qualidade e também a famosa lama medicinal, que é aliada no tratamento de doenças de pele, reumáticas e outras. 

Com apenas um quilômetro de distância do Rio Uruguai, os visitantes podem aproveitar a estadia em Vicente Dutra para apreciar o curso da água em meio à natureza, conhecendo lindas paisagens. 

A cidade também dispõe de um balneário com piscina de água mineral, área verde, lanchonetes e estrutura com área de camping e cabanas. 

Vicente Dutra também é reconhecida por promover todos os anos o “Trilhão”, que reúne os amantes dos esportes sobre duas rodas.

Saiba mais sobre a história do município: 
Vicente Dutra se formou a partir da descoberta de uma fonte de água com poder laxativo e medicinal. 

Sem saber sobre a existência das águas, no ano de 1912 chegaram ao local o político argentino André Maldaner e, logo depois, João do Prado, um revolucionário maragato que estava foragido de Palmeira das Missões.  Ele, então, descobriu a fonte de água mineral, que é conhecida até hoje por Águas do Prado. 

No ano de 1916, Prado enviou para a capital Porto Alegre um pouco de barro e água para que fosse realizada uma análise, e assim foi comprovado as propriedades curativas e medicinais de ambos elementos. 

Atraídas pelas águas medicinais, outras pessoas começaram a chegar ao local para residirem e construírem seus empreendimentos. Um dos fatos que marcou a história do município foi a passagem da Coluna Prestes, em 1924, período em que alguns moradores fugiram para Santa Catarina e também para a Argentina.

No ano de 1932 foi inaugurada a primeira capela católica e, em 1933, já com um significativo número de habitantes, o local que se chamava “Vila Prado” foi elevado à categoria de 2º distrito de Iraí. 

Em seguida, no ano de 1935, o então prefeito, médico Vicente Dutra, capitaneou a construção de um pequeno balneário.

Em 1948, o distrito passou a se chamar “Novo Prado” e, em 1950, “Vila Vicente Dutra”, em homenagem ao seu administrador. Nesse mesmo ano, foi construído o primeiro prédio do balneário e em 1954, o município foi emancipado. 

Vicente Dutra possui o clima subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas. No verão, as temperaturas costumam ser bem altas, mas o calor é amenizado pelas áreas naturais e opções de lazer em meio à natureza disponíveis no município.

Vicente Dutra fica a 456 quilômetros de Porto Alegre, a 26 km de Iraí e a 29 km do município de Frederico Westphalen. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar nos aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias são ótimas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Os pontos turísticos do município são próximos e podem ser visitados a pé, proporcionando que os visitantes apreciem as belezas naturais presentes no local. Também é possível se locomover de automóvel particular ou taxi.

Outras Distâncias
Ametista do Sul-RS 59,00 km
Caiçara-RS 21,00 km
Chapecó-SC 113,00 km
Derrubadas-RS 86,00 km
Frederico Westphalen-RS 31,00 km
Irai-RS 28,00 km
Itapiranga-SC 62,00 km
Palmitos-SC 48,00 km
Passo Fundo-RS 216,00 km
Porto Alegre-RS 461,00 km
São Carlos-SC 66,00 km
São João do Oeste-SC 47,00 km