Tenente Portela-RS

Tenente Portela é um município do Rio Grande do Sul. Com espírito acolhedor, o local recebe visitantes que buscam a tranquilidade do ambiente interiorano. 

Tenente Portela é uma referência em saúde no Estado, já que conta com serviços médicos especializados, atendendo pacientes de toda a região e garantindo assistência para a população indígena. 

Os visitantes que buscam conhecer mais sobre a cultura da região têm a possibilidade de visitar o Centro Cultural, o Monumento do Índio e a Reserva indígena. 

A cidade ainda conta com um núcleo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). 

O município está localizado próximo ao Salto do Yucumã, conhecido por possuir a mais extensa queda d’água longitudinal do mundo. 

Saiba mais sobre a história do município: 
No ano de 1911 iniciou a exploração de terras no local que até 1940 era chamado de Pari, nome de origem indígena que tem como significado “pequena rede de taquara”, que era utilizada pelos índios para a atividade da pesca. 

Integrantes das tribos Kaingang e Guarani viviam no local, assim como cerca de 90 famílias que chegaram posteriormente, advindas de diversos municípios do Rio Grande do Sul. 

Em 1940, Pari passou a se chamar Miraguay e já em 1942 passou a ser denominada Tenente Portela, em homenagem ao primeiro tenente de engenharia, Mário Portela Fagundes, que foi morto em 1925 na Barra do Rio Pardo, como membro da Coluna Prestes.

Tenente Portela era integrada ao município de Três Passos e foi emancipada em 1955.

Tenente Portela possui o clima subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas.

Tenente Portela fica a 25,8 km de Três Passos, a 18 km de Derrubadas e a 448 km de Porto Alegre. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar nos aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias são ótimas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover de automóvel, que pode ser o particular, taxi ou por aplicativos de mobilidade urbana.

FOTOS