Palmitos-SC

Integrando a “Rota das Termas” juntamente com Águas de Chapecó e São Carlos, Palmitos é um município do Oeste catarinense que atrai visitantes especialmente pela riqueza das fontes de águas termais. 

Em Palmitos também se encontram trilhas, cachoeiras, além de uma vista panorâmica para o rio Uruguai. Um dos atrativos que fazem parte do município é o Balneário Ilha Redonda, que dispõem de área de lazer, piscina e camping. 

A cidade, que tem a segunda maior bacia leiteira do Estado de Santa Catarina, é também famosa pela promoção de eventos como a Festa do Colono e do Motorista, que ocorre no mês de julho, e a Festa do Vinho Colonial e Expoleite, a cada dois anos. 
 

Saiba mais sobre a história do município: 
No ano de 1926 agricultores advindos do Rio Grande do Sul começaram a chegar na localidade e passaram a construir as suas residências. Um dos marcos desse início foi a construção de um grande rancho de madeira, desenvolvido pelo primeiro habitante, Fernando Otto, com o objetivo de abrigar os compradores de terra que vinham do Estado vizinho. 

Em 1927 foi construída a primeira serraria e, a partir de então, as moradias. Depois, a primeira escola e um hotel. Na época, uma das maiores dificuldades eram as pragas como mosquitos e formigas e, nos dias muito frios, era preciso usar tamancos para evitar o contato com o chão úmido, já que ainda não se tinha acesso a botas de borracha. 

O então distrito de Chapecó, passou a se chamar Passarinhos, em 1938, e já em 1947 foi denominado Palmitos. Desmembrado de Chapecó em 1953, a instalação oficial do novo município ocorreu no ano seguinte, em março de 1954. 

O clima em Palmitos é subtropical úmido, com temperatura média entre 18ºC e 28ºC.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover de automóvel, que pode ser o particular, taxi ou por aplicativos de mobilidade urbana.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover de automóvel, que pode ser o particular, taxi ou por aplicativos de mobilidade urbana.

FOTOS