Iraí-RS

Na divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a ponte sobre o Rio Uruguai anuncia a entrada do município de Iraí, conhecida por ser detentora da melhor água medicinal termal do Brasil e a segunda melhor do mundo.

Com 87 anos de história e cerca de 8 mil habitantes, pequeno município é destino de muitos turistas de todo o Brasil e também de países vizinhos.

Conhecida por ser uma estância hidromineral, as águas encontradas no município são recomendadas como método terapêutico, sendo aliadas no tratamento de doenças de pele, fígado, rins, reumatismo, sistema nervoso, entre outros.

Além do turismo termal, o que a faz ser conhecida como a “Cidade Saúde”, Iraí proporciona momentos de lazer para quem busca contato com a natureza, aventura e também aos apreciadores de artesanato.

O município ainda é marcado pela diversidade cultural, já que contempla descendentes de italianos, alemães, poloneses, russos, luso-brasileiros, além da população indígena.

Saiba mais sobre a história do município:
Iraí iniciou sua história em 1893, quando um grupo de aproximadamente 200 pessoas, partidário da Revolução Federalista e ameaçado pela ação governamental, saiu de Cruz Alta e cruzou as terras de Palmeira das Missões rumo às barrancas do rio Uruguai, ao Norte do Estado, num percurso de 120 quilômetros.

Inicialmente esses refugiados enfrentaram dificuldades por estarem isolados, mas em uma de suas buscas por alimentos, nessa região onde caça e pesca eram abundantes, encontraram um pântano às margens do rio do Mel com várias fontes de águas quentes e frias que brotavam da terra com grande força e com um cheiro característico, atraindo, devido às suas qualidades, uma grande quantidade de animais de caça. Nesse contexto, foram descobertas as famosas fontes de Iraí, com denominação, na época, de Fontes de Barreiro do Mel e, mais tarde, Águas do Mel.

A localidade, que de início pertencia a Palmeira das Missões, também já recebeu o nome de Cruzeiro do Sul, mas quando se constatou que havia um município em Santa Catarina com o mesmo nome, o local passou a ser conhecido como Irahy, na língua indígena, ira=mel e hy=água, tradução literal Águas do Mel, que posteriormente foi adotado como nome do município.

Por meio do Decreto Estadual Nº 5.368 de 1 de julho de 1933, do Governador José Antonio Flores da Cunha, “Irahy” foi desmembrado de Palmeiras das Missões.

 

A temperatura média em Iraí é 20.4 °C. A pluviosidade média anual de 1809 mm. O município se caracteriza por invernos muito chuvosos e frios e verões bastante quentes.

Restaurante Panorâmico Clique Aqui
O cardápio diversificado com variedade de pratos com peixes pode ser apreciado com a magnífica vista para o Rio Uruguai.  

Sítio Canto das Aves Clique Aqui
As belezas naturais do campo podem ser apreciadas no encantador sítio que disponibiliza espaço para toda a família com pesca esportiva, pedalinho, trilha, piquenique, sítio tour e outras atrações.

Sítio Esperança Clique Aqui
Agroecologia e café colonial são algumas das atrações do sítio, onde os visitantes são recebidos pelo casal Pierina e Avelino Lira.

Iraí fica a 456,3 quilômetros de Porto Alegre. Para visitantes de regiões mais distantes, é possível utilizar os aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias boas opções para visitantes mais próximos, assim como o trajeto de carro.

Há diversos locais no município em que se pode fazer o percurso a pé, o que possibilita que se aproveite a riqueza natural do lugar. Também existe a opção de taxi e ônibus de turismo.

Passeio de barco pelo Rio Uruguai Clique Aqui
Os visitantes da cidade de Iraí podem apreciar os belos cenários naturais de diferentes ângulos por meio dos passeios de barco pelo famoso rio Uruguai.

Balneário Oswaldo Cruz (Complexo Thermas de Iraí)  Clique Aqui
O complexo oferece diversas atrações para os turistas: piscinas internas e externas, hidromassagens, terapias, fonte de água mineral, área para camping, pinguela, trilhas ecológicas e muito mais.

Comunidade Santo Antônio de Vila Salete Clique Aqui
Diretamente ligada à criação do município, a comunidade é um local de tranquilidade e espiritualidade, famosa pela festa italiana e pela romaria.

Mirante do Lorenzo Clique Aqui
Aprecie a energia contagiante que vem do contato com a natureza e da linda história por trás da formação do Mirante do Lorenzo.

Moinho Di Bernardo Clique Aqui
Tradição que passa de geração em geração: conheça a técnica milenar de moagem de farinha utilizada pela família Di Bernardo.

Passeio de barco Clique Aqui
Aprecie os belos cenários naturais por meio de passeios de barco pelo Rio Uruguai.

Sítio Canto das Aves Clique Aqui
Viva a experiência da rotina do campo e desfrute de momentos de lazer e descanso em meio à natureza.

Sítio Esperança Clique Aqui
Ambiente rural familiar, com espaços de lazer, produção agroecológica e café colonial.

 

Outras Distâncias
Ametista do Sul-RS 35,00 km
Caiçara-RS 26,00 km
Chapecó-SC 85,00 km
Derrubadas-RS 98,00 km
Frederico Westphalen-RS 31,00 km
Itapiranga-SC 94,00 km
Palmitos-SC 21,00 km
Passo Fundo-RS 215,00 km
Porto Alegre-RS 456,00 km
São Carlos-SC 38,00 km
São João do Oeste-SC 78,00 km
Vicente Dutra-RS 28,00 km
VÍDEOS