Frederico Westphalen-RS

Frederico Westphalen é um município localizado no interior do Rio Grande do Sul, pertencente à região Norte e à mesorregião Noroeste do Estado. Com 66 anos de existência e 31,4 mil habitantes, a cidade é caracterizada pelo espírito acolhedor, contando com diversas opções turísticas.

O município é marcado também por suas riquezas agrícolas e agropecuárias, o que proporciona aos visitantes uma experiência única de contato com a cultura do campo a partir do turismo rural. Frederico Westphalen está em constante crescimento, já que a forte veia empreendedora de seu povo é visível por meio da variedade do comércio e indústrias locais, que englobam desde alimentos e artesanatos produzidos na região até a presença de grandes redes.

A cidade também propicia uma vasta experiência gastronômica, com opções variadas de restaurantes e bares. A cultura é difundida na cidade por meio de espaços como Arquivo Histórico e Biblioteca, além da realização de diversos eventos como a Feira do Livro, Semana Farroupilha, Festivais artísticos, e o encantador Frederico em Luz.

Frederico se destaca na área da Educação, já que conta com diversas instituições de ensino básico e técnico, além de sete universidades: UFSM, URI, IFFar, UERGS, Unopar, UniCesumar e UniFatecie.

O turismo religioso é outro atrativo do município, que possui belíssimos templos, com destaque para a Catedral Santo Antônio, considerada a sétima maravilha arquitetônica religiosa do Brasil.

A cidade também é um excelente destino para quem busca contato com a natureza, já que dispõe de praças, parques e cachoeiras que proporcionam a conexão com os espaços naturais.

Saiba mais sobre a história do município:
A cidade de Frederico Westphalen foi colonizada em 1905, com a chegada dos desbravadores atraídos pela grande quantidade de caça no território. Em 1919, foram realizadas as primeiras construções de estradas que ligariam o centro do Estado até às Águas do Mel, atual município de Iraí.

Antes de se denominar Frederico Westphalen, o município era chamado de Barril, tendo em vista que os viajantes que ali passavam encontravam fontes de água e, para facilitar a captação e saciar a sede, foi instalado um Barril no local. Posteriormente, em uma assembleia de moradores, foi decidido que o lugar se chamaria Vila Frederico Westphalen, em homenagem ao engenheiro que colonizou a região. Até 1954, quando foi emancipada, a cidade pertencia a Palmeira das Missões.

 

As quatro estações do ano são bem marcadas em Frederico Westphalen. No verão, de dezembro a fevereiro, as temperaturas mais altas chegam a 35°. No outono, entre março e maio, a temperatura fica mais amena, fazendo cerca de 20°. Já o inverno, de junho a agosto, é bastante frio, com temperaturas que chegam aos 5°. A primavera, de setembro a novembro, fica na casa dos 25° e vem junto com a beleza das árvores floridas nas praças da cidade.

Cantelle Hotel Clique Aqui
Com conforto e hospitalidade, o Cantelle Hotel recebe seus hóspedes no centro de FW, proporcionando diversas opções de quartos e também ambientes para reuniões.

 

Frederico Westphalen fica a 427 quilômetros de Porto Alegre. Para visitantes de regiões mais distantes, a opção se encontra em aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias são ótimas opções para visitantes mais próximos, assim como o trajeto de carro.

No centro da cidade a melhor opção é conhecer caminhando, enquanto aprecia a beleza da cultura e tradição local, pois atrativos como restaurantes, lojas, praça e Catedral Diocesana estão próximos. Para passeios mais distantes é possível se locomover de taxi ou Garupa, um aplicativo de mobilidade urbana.

Área de Lazer Sonho Verde Clique Aqui
Com atrativos para toda a família, a Área de Lazer Sonho Verde é o local perfeito para momentos de diversão e tranquilidade em contato com a natureza.

Arena União Frederiquense Clique Aqui
O time frederiquense de futebol é o primeiro clube profissional da história da cidade e conta com uma estruturada Arena para desenvolver suas atividades.

Camargo Uvas e Vinhos Clique Aqui
O espaço familiar da Camargo Uvas e Vinhos integra o turismo rural de Frederico Westphalen. Desfrute de passeios e saboreie produtos da agroindústria.

Catedral Santo Antônio Clique Aqui
Majestosa, imponente e elegante, a Catedral Santo Antônio encanta a todos e representa um belo convite a Deus.

Monumento Cristo Rei Clique Aqui
Em um local cativante e com uma linda visão, as belezas naturais circundam o santuário, que atrai devotos e visitantes o ano todo.

O Desbravador Clique Aqui
O “Homem de Ferro” é um monumento construído com peças metálicas que homenageia os imigrantes.

Parque Municipal da Faguense Clique Aqui
No Parque da Faguense, um encantador espaço de flora e fauna, os visitantes encontram lindas trilhas e quedas d’água.

Praça da Matriz Clique Aqui
A praça, no centro da cidade, conta com um lindo espaço verde com gramado, bancos para descanso, locais para lazer, parque infantil e também o Calçadão.

Praça do Barril Clique Aqui
Conheça o marco inicial da formação da cidade de Frederico Westphalen.

Santuário de Schoenstatt Clique Aqui
O Santuário Tabor Porta do Céu está rodeado de belíssimos jardins, localizado no topo de um monte, com uma vista privilegiada da cidade.

Outras Distâncias
Ametista do Sul-RS 26,00 km
Caiçara-RS 11,00 km
Chapecó-SC 115,00 km
Derrubadas-RS 69,00 km
Irai-RS 31,00 km
Itapiranga-SC 75,00 km
Palmitos-SC 50,00 km
Passo Fundo-RS 186,00 km
Porto Alegre-RS 427,00 km
São Carlos-SC 68,00 km
São João do Oeste-SC 88,00 km
Vicente Dutra-RS 31,00 km
FOTOS
VÍDEOS