Derrubadas-RS

As belezas naturais aliadas ao ambiente interiorano são atrativos do município de Derrubadas, no Rio Grande do Sul. 

A cidade é conhecida por ser a terra do Salto do Yucumã, que consiste na maior queda d’água longitudinal do mundo, uma das maravilhas naturais do Estado gaúcho. 

Também em Derrubadas se encontra o Parque Estadual do Turvo, considerado o último reduto da onça pintada no RS. 

A oportunidade de conexão com a natureza e apreciação de paisagens encantadoras atraem inúmeros turistas para o local, que também aproveitam para conhecer as raízes da cidade por meio do turismo rural. 

Derrubadas é banhada pelas águas do rio Uruguai e tem fronteira fluvial com a Argentina. Além disso, a Nordeste, parte do seu território faz divisa fluvial com o Estado de Santa Catarina. 

Saiba mais sobre a história do município: 
O nome do município teve origem em 1931, quando o então General Flores da Cunha, como Interventor do Estado, deu a concessão para o seu amigo e conterrâneo Pedro Garcia explorar e extrair madeira de Lei na zona da serra do então Pari, hoje cidade de Tenente Portela. 

Em 10 de novembro de 1937, com a instauração do Estado Novo, o General Flores da Cunha foi deposto, resultando também no embargo da empresa de Pedro Garcia que, debilitado financeiramente, retirou-se da região com aqueles que trabalhavam com ele. 

Posteriormente, quando os colonizadores chegaram à região, encontraram grande quantidade de árvores cortadas no meio da mata, nas proximidades onde hoje é a sede do município, formando uma grande “derrubada”. Foram, então, os primeiros colonizadores que deram a este lugar o nome de “Derrubadas”.

Caracterizado como subtropical úmido, o clima da cidade é relativamente quente, especialmente no verão, que tem as temperaturas bastante elevadas. No entanto, o calor é amenizado pela umidade relativa do ar, que propicia uma sensação térmica mais agradável. 
Já a grande quantidade de água situada no Salto do Yucumã faz com que o inverno seja rigoroso e com baixas temperaturas.
Essas características costumam causar variações climáticas que podem ser repentinas. Assim, mesmo nos dias mais quentes do verão, as manhãs podem ser mais frias e as temperaturas voltam a subir ao longo do dia. 

Balneário Martens Clique Aqui
O balneário oferece estrutura para prática de esportes, pesca, além de contar com piscinas, área de camping, quiosques com churrasqueiras, restaurante e cabanas para hospedagem. 

Balneário Parque das Fontes Clique Aqui
Camping, piscinas, açudes e quadras esportivas são atrações do balneário, que conta ainda com cabanas e alojamentos para excursões.

Orquidário e Café Colonial Salla Clique Aqui
Os visitantes podem apreciar a beleza das 2 mil orquídeas de 20 espécies diferentes, além da opção de desfrutar um café colonial.

Balneário Martens Clique Aqui
O balneário oferece estrutura para prática de esportes, pesca, além de contar com piscinas, área de camping, quiosques com churrasqueiras, restaurante e cabanas para hospedagem. 

Balneário Parque das Fontes Clique Aqui
Camping, piscinas, açudes e quadras esportivas são atrações do balneário, que conta ainda com cabanas e alojamentos para excursões.

Derrubadas fica a 479 quilômetros de Porto Alegre e a 46 km do município de Três Passos. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar nos aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias são ótimas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé. Já para chegar ao Parque o mais indicado é se locomover de automóvel, que pode ser o particular, taxi, ou ainda com veículos de empresas locais que oferecem o serviço.

Recanto Barasuol Clique Aqui
No Recanto é possível conhecer o processo de fabricação da cachaça artesanal, degustar a bebida diretamente das pipas e ainda apreciar uma bela cachoeira.

Recanto Buchner Clique Aqui
Na propriedade da Família Buchner se encontra um dos últimos moinhos movidos à água, ainda em funcionamento.
 

Balneário Martens Clique Aqui
A 7km do Parque Estadual do Turvo, o Balneário Martens é uma ótima opção para quem deseja unir natureza e diversão.

Balneário Parque das Fontes Clique Aqui
Natureza, descanso e diversão: tudo isso você encontra no Balneário Parque das Fontes.

Orquidário e Café Colonial Salla Clique Aqui
Aprecie a beleza das 2 mil orquídeas e saboreie um tradicional café colonial.

Parque Estadual do Turvo Clique Aqui
O Parque Estadual do Turvo propicia uma fantástica experiência de contato com a natureza. É nele que se encontra o Salto do Yucumã. 

Recanto Barasuol Clique Aqui
Conheça o processo de fabricação de cachaça artesanal, produzida pela família há diversas gerações.

Recanto Buchner Clique Aqui
Um dos últimos moinhos da região sul movidos à água ainda encontra-se conservado e em funcionamento no Recanto Buchner.
 

Outras Distâncias
Ametista do Sul-RS 93,00 km
Caiçara-RS 68,00 km
Chapecó-SC 183,00 km
Frederico Westphalen-RS 69,00 km
Irai-RS 98,00 km
Itapiranga-SC 28,00 km
Palmitos-SC 118,00 km
Passo Fundo-RS 238,00 km
Porto Alegre-RS 479,00 km
São Carlos-SC 135,00 km
São João do Oeste-SC 55,00 km
Vicente Dutra-RS 86,00 km
FOTOS
VÍDEOS