Ametista do Sul-RS

Ametista do Sul, capital mundial da pedra ametista, encanta a todos os visitantes com as belezas naturais advindas da extração mineral.

O município conta com galerias subterrâneas em que é possível conhecer de perto o garimpo e as técnicas de retirada de diferentes pedras semipreciosas e detonação com explosivos de dentro da mina, tudo de maneira segura, já que os trabalhos são desenvolvidos com os equipamentos necessários para garantir a segurança de todos os cerca de 2.200 garimpeiros e também dos visitantes.

Além das galerias subterrâneas, o município conta com lojas de pedras preciosas, exposição de artesanato, além de diversas opções de gastronomia e lazer que são disponibilizadas de forma subterrânea, proporcionando experiências diferenciadas aos turistas.

Em Ametista do Sul também se encontra a única igreja do mundo que é toda revestida por pedras ametista, com mais de 40 toneladas do mineral que foi extraído no próprio município. Outro atrativo é a pirâmide esotérica, que fica em meio a praça local e propicia momentos de energização a partir do contato com as pedras.

A vinicultura também é uma atividade interessante desenvolvida na cidade, já que é possível realizar visitações às adegas em meio às minas e degustar os vinhos e sucos de uva.

Também em Ametista do Sul se encontra uma vista privilegiada para os Rios da Várzea e do Mel, contando com campings e áreas verdes.

A Expopedras, feira da Indústria e Comércio, realizada a cada dois anos, é uma oportunidade para que os expositores demonstrem a variedade de joias e outras diversas produções locais, além de promover atrações culturais regionais e shows nacionais.
    
Saiba mais sobre a história do município:
Com mata virgem e habitada por índios Kaingang, a cidade de Ametista do Sul atraiu outras pessoas advindas dos municípios de Palmeira das Missões e Santa Bárbara, no início do século XX.

As primeiras habitações, em meados de 1940, foram construídas no local que era nomeado como Cordilheira. Na mesma época, pessoas de Caxias do Sul começaram a chegar e a residir no local, iniciando atividades de agropecuária. Em 1945 os imigrantes construíram um capitel, onde colocaram a imagem do Arcanjo São Gabriel, que deu novo nome à localidade.

Nesse mesmo período, foram descobertas as primeiras pedras semipreciosas, inicialmente encontradas junto às raízes das árvores, encostas dos córregos e nas lavouras. Em seguida, iniciou-se a exploração mineral, principalmente de pedra ametista, o que atraiu mais habitantes para o local. Em seu início, a exploração era feita por meio de escavações em formato de poço, com uma abertura lateral conhecida como carregador.

Em 1958, São Gabriel foi transformado em distrito do município de Iraí. Com a emancipação de Planalto, o distrito de São Gabriel foi extinto e anexado ao novo município.

Em meados de 1970, a extração de pedras semipreciosas, principalmente ametistas, citrinos, gipsitas e ágatas teve grande desenvolvimento, já que empresas exportadoras começam a investir no local, e a exploração passou a ser realizara a partir túneis, também conhecidos como furnas, que chegam a ter vários quilômetros de extensão.

O distrito se tornou cidade no dia 20 de março de 1992.

Em Ametista do Sul o clima predominante é o subtropical, com baixas temperaturas no inverno e verões com temperaturas elevadas. Nos passeios subterrâneos é possível sentir o frescor advindo das pedras.

Café Casa Colonial Clique Aqui
O Café Casa Colonial é um charmoso local que recebe os turistas para apreciar a culinária da colônia e o atendimento familiar. 

Garimpo Restaurante Clique Aqui
O Garimpo restaurante subterrâneo oferece opções da alta gastronomia em uma experiência única que pode ser vivenciada em meio às pedras preciosas.

Complexo Belvedere Mina Clique Aqui
Boliche, piscina, restaurante e café subterrâneos são atrativos inesquecíveis encontrados no Complexo Belvedere, que oferece também opções para hospedagem, pista de kart e passeios de Buggy pela cidade.

Pousada São Gabriel Clique Aqui
Além dos quartos aconchegantes e familiares, a Pousada São Gabriel conta com um amplo espaço para entretenimento e diversão, um quiosque que contém cozinha completa, banheiro e churrasqueira para você que pretende passar momentos de lazer com a família, com piscina para relaxar e um amplo espaço em área verde.

Hotel Ametista Clique Aqui
O Hotel Ametista é um ambiente familiar que oferece hospedagem em apartamentos amplos e confortáveis, além de disponibilizar um terraço, lounge, e um ótimo café da manhã.

Complexo Belvedere Mina Clique Aqui
Boliche, piscina, restaurante e café subterrâneos são atrativos inesquecíveis encontrados no Complexo Belvedere, que oferece também opções para hospedagem, pista de kart e passeios de Buggy pela cidade.

O município de Ametista do Sul localiza-se na microrregião geográfica de Frederico Westphalen e a 438 Km da capital, Porto Alegre. Para visitantes de regiões mais distantes, é possível utilizar os aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias são boas opções para visitantes mais próximos, assim como o trajeto de carro.

 

Loja Refúgio das Pedras Clique Aqui
Aqui você encontrara pedras brutas, trabalhadas, peças para colecionadores, artesanatos, joias e semijoias e é claro preço especial para você visitante.

Andressa Zatti Turismo Clique Aqui
A Agência de turismo recepciona os visitantes de Ametista do Sul, buscando proporcionar experiências inesquecíveis de lazer, cultura, aventura e contato com a natureza.

Vinícola Ametista Clique Aqui
O passeio encantador, repleto cristais, ágatas e ametistas, leva os visitantes a conhecer a vinícola situada na maior jazida de pedras do mundo e a observar todo o processo de produção dos vinhos.

Ametista Parque Museu Clique Aqui
O museu oferece aos visitantes uma experiência única de contato com pedras raras e passeio em garimpos rodeados de cristais localizados exatamente onde foram formados.

Mina Beer Clique Aqui
A Mina Beer, primeira microcervejaria subterrânea do mundo, proporciona aos visitantes uma experiência única de observação do processo de produção da bebida, além da degustação de cervejas artesanais em um ambiente inovador.

Coperametista Clique Aqui
Comprometida com o cooperativismo, a Coperametista possui um projeto inovador para envelhecimento de vinhos, oferecendo bebidas com sabor inesquecível.

Complexo Belvedere Mina Clique Aqui
Boliche, piscina, restaurante e café subterrâneos são atrativos inesquecíveis encontrados no Complexo Belvedere, que oferece também opções para hospedagem, pista de kart e passeios de Buggy pela cidade.

Há diversos locais no município em que se pode transitar a pé, pela proximidade das atrações. Também existe a opção de taxi e ônibus de turismo.

Outra opção é o passeio de Trenzinho das Pedras, em que os visitantes podem conhecer as paisagens da cidade e do interior, mantendo contato com a natureza e desfrutando dos mirantes naturais e das vistas para os garimpos. O trenzinho está disponível em frente à Igreja São Gabriel.

Os passeios também podem ser realizados de Buggy Tur. Os carros buggy são encontrados junto ao Complexo Belvedere e levam os visitantes para visitas subterrâneas, trilhas ecológicas e aos principais pontos turísticos do município, tudo com muita emoção e aventura.

 

Ametista Parque Museu Clique Aqui
Passeie pelos garimpos subterrâneos, aprenda sobre como as pedras são retiradas, aprecie a bela vista de um vale verde e muito mais.
 

Centro de Mineralogia Clique Aqui
Quem visita o Centro de Mineralogia tem a oportunidade de conhecer mais sobre a formação geológica, química e utilização de rochas e minerais.


Complexo Belvedere Mina Clique Aqui
Boliche interativo; kart race; piscina, restaurante e café subterrâneos; hospedagem e vista panorâmica. O Complexo Belvedere Mina proporciona uma experiência única e completa aos visitantes.
 

Garimpo em atividade Clique Aqui
Visite um garimpo em atividade e vivencie as experiências ligadas à vida dos garimpeiros.
 

Igreja São Gabriel Clique Aqui
Conheça a única igreja do mundo revestida internamente por pedras preciosas.
 

Pirâmide Esotérica Clique Aqui
Renove suas energias e pratique a meditação no interior da Pirâmide Esotérica, situada na praça central da cidade.
 

Vinícola Ametista Clique Aqui
Observe, deguste e aprenda sobre a produção de vinho através de um passeio deslumbrante pelo interior de uma mina de pedras. 

Outras Distâncias
Caiçara-RS 39,00 km
Chapecó-SC 93,00 km
Derrubadas-RS 93,00 km
Frederico Westphalen-RS 26,00 km
Irai-RS 35,00 km
Itapiranga-SC 100,00 km
Palmitos-SC 50,00 km
Passo Fundo-RS 167,00 km
Porto Alegre-RS 438,00 km
São Carlos-SC 68,00 km
São João do Oeste-SC 108,00 km
Vicente Dutra-RS 59,00 km
FOTOS
VÍDEOS