Rodeio Bonito-RS

Rodeio Bonito é uma simpática e acolhedora cidade do interior do Rio Grande do Sul. As ruas bem cuidadas e as praças arborizadas são convidativas para momentos de lazer, tranquilidade e descanso. 

O município tem sua economia baseada no comércio, serviços e na agricultura familiar, possibilitando aos visitantes o turismo rural e o contato com as rotinas do campo. 

Rodeio Bonito também é reconhecido pelo potencial da indústria moveleira, já que a madeira ocupa um importante espaço no contexto local, desde os seus primórdios.

A cidade está em constante desenvolvimento e todos os anos alcança os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), parâmetro da Organização das Nações Unidas (ONU) para medir a qualidade de vida no planeta.

Saiba mais sobre a história do município: 
A localidade teve como primeiros habitantes os povos indígenas Kaingang, que em 1800 se instalaram às margens do rio da Várzea. Também entre os primeiros moradores estavam alguns caçadores que foram atraídos ao lugar pela riqueza da caça na mata selvagem e abundância de peixes existentes no rio próximo. 

Entre 1900 e 1920 foi fundada a vila que era conhecida como Rio da Várzea ou Costa do Rio, e entre 1925 e 1940 chegaram ali descendentes de italianos, alemães e poloneses. 

Em 1948 foi criado o distrito, já denominado Rodeio Bonito. “Rodeio” é um termo utilizado para designar o local onde se reúne o gado e o nome foi atribuído à vila tendo em vista que na Revolução Federalista, em 1893, fazendeiros da região esconderam ali o gado das tropas revolucionárias. A palavra “Bonito” se refere ao que é belo e faz alusão ao fato de a cidade estar no alto, com uma agradável vista panorâmica.

Rodeio Bonito era distrito de Palmeira das Missões e foi emancipado em 1963.


O clima de Rodeio Bonito é subtropical, com as quatro estações do ano bem definidas.

Rodeio Bonito fica a 15 km de Ametista do Sul e a 40 km de Frederico Westphalen. Está a 419 km da capital Porto Alegre. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar no aeroporto mais próximo localizado na cidade de Chapecó (SC). As rodoviárias são boas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover de automóvel, que pode ser o particular ou taxi.

FOTOS