São Carlos-SC

São Carlos é um município do Estado de Santa Catarina que preserva a cultura germânica e gaúcha, já que os primeiros habitantes eram, em sua maioria, descendentes de alemães e a localidade pertencia ao Rio Grande do Sul. 

Essa pluralidade cultural é vivenciada diariamente na cidade de inúmeras formas, desde o dialeto, até a arquitetura, gastronomia e atividades tradicionalistas desenvolvidas, por exemplo, por meio de grupos de dança folclóricos. 

O município se reconhece como sendo a “capital da hospitalidade” pois essa é uma prática transmitida por gerações. 

Além de vivenciar essa multiplicidade cultural, em São Carlos os turistas encontram o Balneário Pratas, uma opção para contato com a natureza, diversão e relaxamento em piscinas termais. 
 

Saiba mais sobre a história do município: 
Fundado em 1927, o município de São Carlos era uma das glebas de terra da Companhia Territorial Sul Brasil, que tinha sede em Porto Alegre, RS.

A maioria das famílias que se instalaram no local são descendentes de alemães, grupos advindos, em boa parte, da região das “colônias velhas” do Rio Grande do Sul, especialmente da região do Vale do Taquari. Antes da chegada dos descendentes de alemães, havia na localidade grupos indígenas. A partir da década de 1930 também chegaram imigrantes teuto-russos vindos da Sibéria.

O território da então chamada vila de São Carlos se tornou um dos distritos de Chapecó em 1938. Entre 1944 e 1946, São Carlos deixou de pertencer ao Estado de Santa Catarina para fazer parte do território do Iguaçu. Em 1954 passou pelo processo de emancipação voltando a fazer parte de SC.

A partir daí a economia do município, que era praticamente agrária, se tornou mais dinâmica, com o comércio de suínos e maior diversidade nas atividades (ferrarias, açougues, mercados, sapatarias, alfaiatarias etc.). Posteriormente, a indústria também começou a se tornar atuante, com empresas do setor frigorífico, marceneiro, têxtil, hoteleiro turístico. 
 

O clima em São Carlos é considerado mesotérmico úmido e seco, sem estações secas. As temperaturas mais extremas são de 0ºC no inverno e 35ºC no verão, sendo a média de 20ºC.

São Carlos fica a 4,6 km de Chapecó e a 17,7 km de Palmitos. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar no aeroporto mais próximo localizado na cidade de Chapecó (SC). As rodoviárias são ótimas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover de automóvel, que pode ser o particular, taxi ou por aplicativos de mobilidade urbana. 

FOTOS