Caiçara-RS

Caiçara é uma simpática cidade no interior do Rio Grande do Sul. 

Com a economia baseada no setor primário, a maior parcela da população está concentrada na zona rural e, por isso, é um bom destino para quem deseja conhecer as rotinas do campo.

Além disso, Caiçara está em constante crescimento no setor de indústria e comércio. 

Na cidade se encontram atrativos como o chafariz, a gruta, a cascata e o pórtico, de onde é possível observar uma bela paisagem. No município também está localizado o túmulo do Tenente Mario Fagundes Portela, um local que resguarda história da região. 

Saiba mais sobre a história do município: 
Inicialmente habitado por povos indígenas, o local era denominado como “Lagoa da Figueira”, com menção a uma lagoa e a uma figueira que propiciavam água e sombra aos viajantes. 

Em meados de 1922 começaram a chegar à localidade imigrantes de descendência europeia, advindos de outras regiões do Rio Grande do Sul, principalmente de Santa Maria. 

O povoado foi elevado a distrito do município de Iraí, em 1948, e depois passou a ser distrito de Frederico Westphalen, em 1954. No ano de 1965 Caiçara se tornou um município. 

O nome da cidade provém do tupi ka’aysá (ou ka’aysara) que diz respeito a uma cerca rústica feita de galhos de árvores. 
 

O clima em Caiçara é caracterizado como subtropical, tendo as quatro estações do ano bem definidas.

Caiçara fica a 10 km de Frederico Westphalen, a 14,5 km de Vicente Dutra e a 436 km da capital Porto Alegre. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar nos aeroportos mais próximos localizados na cidade de Chapecó (SC) ou Passo Fundo (RS). As rodoviárias são ótimas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou de automóvel particular.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Clique Aqui
Aprecie a natureza e renove a sua fé na gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Chafariz da Praça Clique Aqui
Convide a família e os amigos para aproveitar momentos de descanso sob a sombra das árvores ao lado do Chafariz da Praça.

Pórtico Clique Aqui
Composto por um mirante, quem visita o pórtico pode apreciar uma bela vista da cidade e das paisagens naturais da redondeza.

FOTOS