Águas de Chapecó-SC

No extremo Oeste de Santa Catarina, o município de Águas de Chapecó é famoso pelas fontes de águas termais. 

Inúmeras pessoas visitam a cidade, principalmente no verão, em busca das propriedades terapêuticas da água mineral, que proporciona relaxamento e lazer, a partir das piscinas disponíveis no balneário. O local também conta com área de camping, com espaço para a prática de esportes e capacidade para 500 barracas.

A cidade se destaca, ainda, pela Usina Hidroelétrica Foz do Chapecó, que possui quatro unidades geradoras de energia, suficientes para abastecer mais de cinco milhões de lares. 

Em Águas de Chapecó é tradicional a realização do carnaval, que todos os anos reúne milhares de pessoas, incluindo blocos e atrações musicais. 
 

Saiba mais sobre a história do município: 
A história do município está atrelada à história da fonte de águas termais. Em 1986, o topógrafo Felippe Schell Loureiro inspecionava terras no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e, descobriu no local, uma fonte de água mineral. 

Naquele período ocorria a Revolução Federalista, e em busca de um local que fosse seguro e também atraídas pela fauna abundante e pelas águas termais, muitas pessoas foram para o local, navegando pelas águas do rio Uruguai. 

Chamado de Vila Aurora em homenagem à mãe do descobridor, o lugar recebeu principalmente descendentes de italianos oriundos do Rio Grande do Sul, sujeitos que voltaram suas atividades para a agricultura e criação de animais. 

Até a década de 1930 a fonte de águas termais era utilizada apenas pelas famílias que viviam ali, mas em 1934 foi construído um pequeno balneário, em madeira, com banheiras improvisadas. Já na década de 1940 o balneário foi substituído por outro, em alvenaria, e foram iniciadas as construções de hotéis, o que impulsionou a construção de um terceiro balneário, mais amplo e moderno, no início dos anos 50. O balneário continuou sendo reestruturado com o passar dos anos e o aumento de turistas.

A vila, que pertenceu a Chapecó, se tornou distrito em 1956 e, em 1962, se tornou oficialmente município. 

O clima em Águas de Chapecó é considerado mesotérmico úmido e seco, sem estações secas. As temperaturas mais extremas são de 0ºC no inverno e 35ºC no verão, sendo a média de 20ºC. 

Águas de Chapecó fica a 44 km de Chapecó, a 20,6 km de Palmitos e a 3,3 km de São Carlos. Visitantes de regiões mais distantes podem pousar no aeroporto mais próximo localizado na cidade de Chapecó (SC). As rodoviárias são boas opções para visitantes da região, assim como o trajeto de carro.

Para conhecer o município é possível fazer o trajeto a pé ou se locomover de automóvel, que pode ser o particular, taxi ou por aplicativos de mobilidade urbana. 

FOTOS