Derrubadas em conexão com a natureza.

Impossível chegar em Derrubadas e não se encantar. 50% de todo o município é formado por mata nativa, cercado de 54 cachoeiras. Além da conexão total com a natureza, tem um toque de aventura, cultura, história, gastronomia e diversão em um único passeio!

Derrubadas RS

história da cidade derrubadas rs

Os primeiros colonizadores instalaram-se nesta região por volta de 1930. Quando aqui chegaram encontraram grande quantidade de árvores arrancadas no meio da mata, nas proximidades onde hoje é a Sede do município, formando um grande descampado, uma grande derrubada. Acreditava-se tratar de um vendaval.

“Em 1931 o então General Flores da Cunha, como Interventor do Estado, sendo amigo e conterrâneo de Pedro Garcia, deu a este a concessão para explorar e extrair madeira de Lei na zona da serra de Pari. (primeiro nome de Tenente Portela). Pedro Garcia formou uma cantina à margem do Rio Uruguai (lado esquerdo). Este local leva hoje o nome de Porto Garcia. Naquelas serras e matas Pedro Garcia chegou a Ter cerca de 500 homens cortando e fraquejando madeira. Possuía ele, já então, um trator de esteiras, comprado em Buenos Aires e 15 ternos de bois que puxavam madeira à margem do Rio Uruguai. Cada terno de boi se compunha de 4 ou 5 juntas que puxavam o jogo de rodas do carroção onde vai o pé da viga amarrado com um correntão.

Em 10 de novembro de 1.937, instalando-se o Estado Novo no País, o General Flores da Cunha foi deposto. Logo, resultou no embargo da Empresa de Pedro Garcia. Na época ela se encontrava no auge do trabalho e muito próspera. Aproximadamente 6000 árvores prontas para serem colocadas em balsas, aguardando apenas a cheia do Rio para seguirem seu destino: a exportação para a Argentina e o Uruguai. É natural que os prejuízos foram grandes, sem contar o elevado número de desempregados em face da paralisação da dita empresa. Pedro Garcia, ao que se sabe, ficou arruinado financeiramente, retirando-se da Região juntamente com seus homens. Então, pela grande quantidade de árvores arrancadas que aqui se encontravam, os primeiros colonizadores deram a este lugar o nome de “Derrubadas”.

conexão com a natureza

parque estadual do turvo

Parque Estadual do Turvo

Criado através do Decreto Estadual n° 2.312, de 11 de março de 1947, como Reserva Florestal, o Parque Estadual do Turvo foi uma das primeiras unidades de conservação instituídas no Rio Grande do Sul.
O Parque dá atenção primeiramente à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Com 17.491 hectares de pura natureza, o parque é considerado o último reduto da onça pintada no Rio Grande do Sul. De fato, o local abriga diversos outros animais, muitos até ameaçados de extinção, como pumas, antas, catetos, veados e dezenas de aves, como a Harpia, o Uiraçu, o pica-pau-rei.
Está incluído no Planalto de Lavas Basálticas da Bacia do Rio Paraná e apresenta altitudes que variam entre 100 e 400 metros com elevações de escarpas com grandes inclinações, e vales que se abrem para oeste e para o norte, originando a rede de drenagem natural.

Realizando o percurso até chegar ao Salto do Yucumã, que está situado dentro do Parque, pode-se avistar a Clareira das Antas: com uma vegetação diferenciada, concentra lagoas e jabuticabais em sua volta, que atraem um número grande de antas e diversas espécies de animais.
Você também encontra no caminho, armadilhas fotográficas que fazem o inventário dos animais que estão fazendo de lá, seu habitat.

salto do yucumã

Salto do Yucumã em Derrubadas - RS

Através de uma estrada de 15 km, que atravessa as matas exuberantes do Parque do Turvo, chega-se até o Salto do Yucumã. Com cerca de 500m, a trilha que leva até o Salto é feita a pé.

Salto do Yucumã ou Iucumã ou Tucumã ou Grande Salto Yocoma' ou ainda Saltos del Moconá é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo.
Em língua guarani, moconá significa "que tudo engole".

A altura das quedas varia conforme o nível do rio Uruguai, podendo chegar até cerca de 20 metros e a profundidade média do canal é de aproximadamente 110 metros. Há épocas, no entanto, em que o rio fica totalmente encoberto, quando as quedas então não podem ser visualizadas, e os lajedos não ficam expostos para o visitante caminhar.

Este Salto constitui-se em local de rara beleza cênica, onde o Uruguai descarrega todo o volume de suas águas em uma fenda longitudinal com aproximadamente 1.800 metros de extensão, com quedas podendo variar, chegando até 15 metros de altura. o Salto do Yucumã é conhecido por ser o maior salto longitudinal do mundo.

De relevo acidentado, sulcada por numerosos cursos de rios e arroios e coberta por uma importante massa arborizada, somente no Salto Yucumã (lado Brasileiro) é possivel observar a queda d'água, por outro lado, os Saltos do Moconá (lado Argentino) oferecem mais de cem alternativas para viver a natureza.

Biodiversidade

Pássaro Pavó. Biodiversidade Derrubadas

O Parque do Turvo é, possivelmente, a única área florestal do Estado onde a avifauna original ainda permanece integralmente representada.

O Parque abriga muitas espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada (Panthera onca), o puma (Puma concolor), o cateto (Pecari tajacu), a anta (Tapirus terrestris), o pica-pau-rei (Campephilus robustus), a jacutinga (Aburria jacutinga) e o uru (Odontophorus copueira).
Encontram-se árvores com até 30 metros de altura, destacando- se o cedro (Cedrela fissilis), a grápia (Apuleia leiocarpa), a canjerana (Cabralea canjerana) e o louro (Cordia trichotoma).
Também existem diversas espécies de peixes, répteis, anfíbios, borboletas, insetos e fungos.

De acordo com a chefe do setor de Fauna da Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), entre 2004 e 2017, identificaram apenas quatro onças-pintadas ainda vivendo na região do Turvo.

embarque nessa aventura

Derrubadas em conexão com a natureza

O que um dia foi muito explorado, hoje zela por cuidado e proteção. Entre em conexão com a natureza, desbrave as belezas, conquiste o infinito!

Tenha experiências incríveis com nossos destinos!
Para saber mais detalhes do Parque, como por exemplo, agendamento, valores, acesso, entre em contato conosco https://rotaaguasepedras.com.br/contato/

FAÇA A VIAGEM DOS SEUS SONHOS

Não espere mais, entre em contato agora e um de nossos consultores vai tirar todas as suas dúvidas.
Traga sua família para a REGIÃO ÁGUAS E PEDRAS.

Rolar para cima